História do Bairro de Aparecidinha (Sorocaba) e a Imagem da Santa
O bairro surgiu da formação de um arraial ao longo do córrego Piragibú. A atual Aparecidinha, na época era Piragibú do meio.O bairro era passagem de tropeiros que viajavam para o sul do país.
A imagem foi trazida e deixada em 1782 por esses tropeiros que iam para o sul comercializar seus muares.
A primeira imagem – diz a lenda – que foi feita por um índio e era de barro.
Primeiramente essa imagem foi deixada num nicho sobre uma pequena árvore que ficava nas imediações do atual cemitério (onde tudo começou e onde está o Novo Santuário).
Todos os tropeiros que por ali passavam, faziam suas orações (pedidos e agradecimentos) a Nossa Senhora para suas viagens.
A vila passou, a partir de então, a chamar-se Aparecidinha.
A Igreja
Em 1785 Antonio José da Silva homem muito religioso vindo de Minas Gerais construiu a Capela de Nossa Senhora Aparecida de taipa de pilão.
Nas imediações da Igreja havia um chafariz colocado em 1886 em um largo (hoje Largo Antonio José da Silva) e havia também várias casas construídas por escravos neste período.
Caro José Mello.
ResponderExcluirEstou escrevendo um artigo sobre a educação em Sorocaba 1852 - 1863, e levantei sobre uma escola que teria sido instalada Bento Joze d'Oliveira no bairro de Aparecidinha e que tinha cinco alunos e estaria localizada num "citio". A pergunta: Você tem algum relato ou informação sobre esse professor - Bento Joze d'Oliveira?
Agradeceria muito sua resposta.
Favor responder para
dagmebius@hotmail.com
Obrigado
DAgoberto Mebius